Search

Game Review - Sniper Ghost Warrior (X360)

 

Vim falar de um jogo aparentemente interessante para Xbox 360, PS3 e PC, o Sniper Ghost Warrior. O foco do jogo é justamente ficar na pele de um Sniper, como o próprio nome sugere, o jogador tem que ser um "guerreiro fantasma". O jogo foi feito pela City Interactive, uma empresa pouco conhecida (eu pelo menos nunca havia ouvido falar dela), e foi lançado em 2010. Me decepcionou um pouco.

História

O jogo tem uma historinha fraca, você vai pra uma ilha onde tem um maluco ditador que está fazendo as pessoas sofrerem, então você vai lá para elimina-lo. Você controla um soldado chamado "Razor Six-Four" nas missões de tiro Sniper, onde você deve ficar escondido para os inimigos não meterem chumbo em você. Ele também tem um companheiro que "ajuda" em algumas missões.

História na minha opinião muito fraca e genérica.

Nota: 5

Gráficos

 

Os gráficos desse jogo deixam MUITO a desejar. Se fosse um jogo de PS2 até estaria Ok, mas pra um jogo de Xbox 360 e PS3, o gráfico está muito ruim. As folhas são muito quadradas, dá pra ver claramente um serrilhado enorme nas sombras, o jogador simplesmente atravessa o mato como se fosse um fantasma, alguns objetos ficam flutuando, sem falar nas diversas vezes que o personagem entra nas paredes e nos objetos do cenário.

As árvores nem tentaram fazer folhas parecerem reais, da pra ver claramente várias partes da textura "flutuando", e num jogo como Sniper onde as árvores e vegetação densa são tão presentes, isso se torna um grande problema. O reflexo na água também não é bem feito, e a movimentação do personagem é muito artificial.

As texturas de baixa qualidade é mais um problema do jogo, apesar de uma luminosidade bonita. E olha que eu estava jogando a versão de Xbox 360, imagino que a versão de PC seja necessário jogar com tudo no máximo pro gráfico não ficar uma merda.

Na introdução do jogo, ele mostram bem grande: "Chrome Engine 4". Ai você entra no jogo e vê o gráfico ruim e se pergunta: "É a Engine que não presta ou não souberam usar?" Pois bem, a engine é a mesma usada no jogo Call of Juarez, que tem gráficos bem melhores. Então não aproveitaram nem metade dos recursos que a engine tem a oferecer, provavelmente resultado de um investimento baixo na produção do jogo.


A parte que eu achei legal é a do Bullet Time, quando um inimigo é acertado na cabeça (Head Shot) de uma longa distância, o jogo mostra uma animação em câmera lenta da bala saindo do cano da arma e fazendo sua trajetória de vários ângulos, até estourar o crânio do inimigo. No entanto, algumas vezes eu vi dar uns lags nessa parte, mesmo jogando no Xbox.

Na segunda versão do jogo, trocaram a engine e usaram a CryEngine 3, a mesma do Crysis, e adivinhem, conseguiram cagar os gráficos mais uma vez!

Resumindo, os gráficos são bem quadrados, da pra vez claramente os pixels enormes, principalmente nas sombras, e o jogo tem um dos piores gráficos que eu já vi no Xbox 360, uma bosta.

Nota: 3

Música e Efeito Sonóros

A música chega enjoar as vezes, e um loop curto que se repete várias e várias vezes, por isso eu cheguei ao ponto de diminuir bastante o volume da música, os diálogos estão bons ao meu ver, os inimigos falam uma linha que se parece espanhol ou castelhano, não tenho certeza.

Nota: 4,5

Jogabilidade

Esse é um ponto forte do jogo, onde ao meu ver os produtores pelo menos tentaram imitar a experiência de um Sniper de verdade. Os controles são bons, nada a reclamar aqui. Quando você mira com seu rifle de Sniper, e quer acertar alguém de uma longa distância, tem que levar em consideração a direção do vento, como um Sniper de verdade. O jogo automaticamente faz um cálculo com base na distância e na direção do vento, e mostra onde a bala vai parar com um ponto vermelho na mira. O problema, é que esse ponto é pequeno e difícil de ver, e muitas vezes ele não aparece. O atirador também balança bastante a arma, dificultando acertar o alvo.

Apesar desses pontos fortes, tem vários bugs que atrapalham bastante o jogo. Por exemplo, o personagem várias vezes fica preso em lugares íngremes do cenário, além de não conseguir passar em espaços grandes, e várias partes do cenário são bloqueadas com as famosas "paredes invisíveis".

Se esconder na vegetação densa não parece muito efetivo, mesmo você estando todo camuflado com folhas de bananeira e estando no meio do mato, o inimigo ainda consegue te ver! É muito dificil de ver quem está te atirando.

Na parte inferior central da tela, tem uma barra que mostra se você está sendo visto, é um recurso interessante, porém não muito confiável. Se um inimigo virar, ela enche instantaneamente e você leva tiro.

Existem algumas missões onde você deixa de ser Sniper, e vira uma imitação barata de Call of Duty, onde você pega um fuzil e vai pra cima dos inimigos, mandando a furtividade pro saco. Poxa, se o nome do jogo é Sniper, pra que colocar partes de tiro genéricas? Nessas partes os bugs irritantes do jogo ficam mais evidentes, e a roubalheira da IA não tem limites.

O jogo também tem um sistema de vida, que vai até 100. Se a vida ficar abaixo de 30, ela carrega sozinha até 30 novamente. É possível recuperar vida com injeções com alguma droga que aumenta a saúde, é possível encontrar elas durante o jogo em kits médicos.

Um problema GRAVE que eu encontrei, é que várias vezes eu dou Zoom com a mira do rifle, e eles estão atirando no chão e nas paredes! E as balas ainda assim te acertam, isso não existe! Além disso, mesmo após matar um inimigo, ainda é possivel ouvir ele falando as vezes. A voz dele vem do além? São erros ridículos que tiram completamente a graça do jogo e faz você ter vontade de parar de jogar.

Nota: 4

Considerações finais

É um jogo fraco que me decepcionou um pouco, até legal pra você dar alguns tiros de vez em quando, mas não pra uma jogatina séria na minha opinião. Ele tem muitas falhas que tiram a graça do jogo, fases mal desenhadas e alguns bugs irritantes. Na segunda versão, eles não melhoraram muita coisa, apenas uma melhoria mínima nos gráficos.

Não acho que vale a pena comprar o jogo, mas se você puder pegar emprestado de algum amigo, ou não ligue pra baixar na internet piratão mesmo, acho que vale a pena, porém pagar mais de 50 conto pelo jogo, não vale a pena.

NOTA FINAL: 4,1 / 10

É isso ai galerinha, espero que tenham gostado do meu rápido review, e qualquer crítica ou sugestão basta comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de um comentário ser publicado, ele ainda deverá ser aprovado. Por esse motivo, o comentário pode levar um certo tempo até ser exibido. Tenha paciência.